SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue2To wear or not to wear the hijab in Brazil? An analysis of Islamic religiosity in a minority context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Religião & Sociedade

Print version ISSN 0100-8587On-line version ISSN 1984-0438

Abstract

CARNEIRO, Sandra de Sá  and  PINHEIRO, Márcia Leitão. Cais do Valongo: patrimonialização de locais, objetos e herança africana. Relig. soc. [online]. 2015, vol.35, n.2, pp.384-401. ISSN 0100-8587.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-85872015v35n2cap16.

Neste artigo problematizamos diferentes sentidos (culturais e religiosos) atribuídos ao Cais do Valongo, considerado o principal porto de entrada dos africanos escravizados no Brasil, desde que foi redescoberto nas escavações e entrou na pauta do projeto de revitalização da Zona Portuária da cidade do Rio de Janeiro. De uma “africanidade” cultural com nexos religiosos específicos, em um primeiro momento, transformou-se em símbolo da “diáspora africana”, sem que se desse destaque às referências religiosas e, depois, em uma obra realizada pelo Porto Maravilha, recuperada no processo de revitalização em curso, e lugar de promoção turística. Por último, discutimos como hoje segmentos do movimento negro e lideranças religiosas buscam manter o caráter religioso e sacralizado do Cais, promovendo ali a “Lavagem do Cais do Valongo”.

Keywords : política urbana; religião; patrimônio; cultura negra.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )