SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue1Diversidad de creencias, devociones y prácticas religiosas en los asentamientos precarios de la Ciudad de Buenos AiresThe universality of secular condition author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Religião & Sociedade

Print version ISSN 0100-8587On-line version ISSN 1984-0438

Abstract

MONTERO, Paula. “Religiões Públicas” ou religiões na Esfera Pública? Para uma crítica ao conceito de campo religioso de Pierre Bourdieu. Relig. soc. [online]. 2016, vol.36, n.1, pp.128-150. ISSN 1984-0438.  https://doi.org/10.1590/0100-85872016v36n1cap06.

Este artigo propõe uma releitura crítica da contribuição de Pierre Bourdieu para o campo de estudo das religiões. Demonstraremos inicialmente como o conceito de campo alargou a noção clássica de religião. Em seguida, evidenciaremos por que a dimensão estrutural subjacente ao conceito não consegue dar conta de muitas das dimensões do secularismo contemporâneo, em particular o modo como a esfera pública vem sendo modelada pela presença pública das religiões. Finalmente, partindo da contribuição de autores pós-bourdiesianos para uma definição pragmatista da arena pública, tais como Daniel Cefaï e outros, sugerimos deslocar o olhar sobre as religiões em suas relações com o poder, perguntando-nos não tanto o que as religiões fazem na esfera pública, mas, sobretudo, o que a publicidade faz da religião.

Keywords : secularismo; separação das esferas; religiões públicas; campo religioso.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )