SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue130Expansion of higher education: what it reveals about the link between social relations and education policies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Educação & Sociedade

Print version ISSN 0101-7330On-line version ISSN 1678-4626

Abstract

SMOLKA, Ana Luiza Bustamante; LAPLANE, Adriana Lia Friszman de; MAGIOLINO, Lavinia Lopes Salomão  and  DAINEZ, Débora. O problema da avaliação das habilidades socioemocionais como política pública: explicitando controvérsias e argumentos. Educ. Soc. [online]. 2015, vol.36, n.130, pp.219-242. ISSN 0101-7330.  http://dx.doi.org/10.1590/ES0101-73302015150030.

Este texto analisa a proposta de avaliação de competências sócioemocionais - Social and Emotional Non-cognitive Nationwide Assessment (SENNA) - que vem sendo disseminada como consensual e inovadora no Brasil. O artigo explicita controvérsias; examina os fundamentos do construto Big Five que sustenta a proposta; discute a utilização da análise fatorial como base para o estudo da personalidade; problematiza a separação das dimensões cognitiva e emocional e contesta a redução da personalidade a poucos traços analisáveis separadamente. Diante dos riscos de simplificar a complexidade do desenvolvimento humano e de estigmatizar alunos que não demonstrem as competências estipuladas como desejáveis, questiona-se a pertinência de se assumir tal proposta como política pública.

Keywords : Avaliação; Personalidade; Desenvolvimento humano; Competências socioemocionais; Política pública.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )