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Educação & Sociedade

Print version ISSN 0101-7330On-line version ISSN 1678-4626

Abstract

ARELARO, Lisete Regina Gomes; JACOMINI, Márcia Aparecida  and  CARNEIRO, Silvio Ricardo Gomes. LIMITAÇÕES DA PARTICIPAÇÃO E GESTÃO “DEMOCRÁTICA” NA REDE ESTADUAL PAULISTA. Educ. Soc. [online]. 2016, vol.37, n.137, pp.1143-1158. ISSN 0101-7330.  https://doi.org/10.1590/es0101-73302016167343.

As recentes reivindicações dos estudantes de São Paulo tornam relevante o tema da gestão democrática. Grêmios, Conselhos Escolares, Associação de Pais e Mestres (APM) se mostraram instituições, embora rudimentares na prática, fundamentais para efetivar uma vida democrática nas escolas. Este artigo trata dois aspectos dessa questão: primeiro, faz uma investigação do campo jurídico-político da gestão democrática escolar, desde os primeiros sinais de abertura democrática até o avanço neoliberal. Em seguida, discute as políticas de educação do Estado de São Paulo, desde a primeira “reorganização” de 1995, as quais podem ser identificadas como “choques” de gestão empresarial, de caráter administrativo, financeiro e pedagógico, que interferem e desvalorizam a gestão democrática nas escolas do Estado.

Keywords : Gestão democrática; Rede de ensino do Estado de São Paulo; Política educacional.

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