SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue137Limitations on Participation and “democratic” management in the schools of the State of São PauloSchools in struggle, political education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Educação & Sociedade

Print version ISSN 0101-7330On-line version ISSN 1678-4626

Abstract

CORTI, Ana Paula de Oliveira; CORROCHANO, Maria Carla  and  SILVA, José Alves da. “OCUPAR E RESISTIR”: A INSURREIÇÃO DOS ESTUDANTES PAULISTAS. Educ. Soc. [online]. 2016, vol.37, n.137, pp.1159-1176. ISSN 0101-7330.  https://doi.org/10.1590/es0101-73302016167337.

O artigo sugere rumos para a interpretação das ocupações juvenis nas escolas estaduais paulistas ocorridas em 2015. Tratando-se de evento recente, o estudo foi baseado no levantamento de fontes secundárias, como jornais e revistas, redes sociais e publicações acadêmicas. As mudanças na rede estadual resultaram em aumento no número de jovens, e ficaram evidentes as tensões e os desencontros entre a escola e os segmentos juvenis, também destacados por significativa literatura acadêmica. Por fim, realizou-se uma análise das ocupações estudantis como modalidade de ação coletiva que interroga as políticas educacionais e a cultura escolar a partir de novas estratégias e linguagens, distintas dos mecanismos tradicionais da democracia representativa.

Keywords : Movimento estudantil; Ações coletivas; Ocupações de escolas; Reorganização escolar; Jovens.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )