Acessibilidade / Reportar erro

Nota preliminar sobre a coleção malacológica "Eliseo Duarte": II

NOTICIÁRIO

Nota preliminar sobre a coleção malacológica "Eliseo Duarte". II

Dando prosseguimento ao trabalho de catalogação da Coleção Malacológica "Eliseo Duarte" ( Menezes & Thomé, no prelo ) são apresentados novos aportes à sua divulgação.

A coleção compreende cerca de 20.00 lotes de moluscos, com cerca de 100.000 espécimes, entre marinhos, fluviais, terrestres e fósseis.

A coleção foi obra do colecionador Eliseo Duarte, e chegou a Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul em 1980, adquirida com o auxílio do CNPq e constituindo-se numa das maiores aquisiç›es de coleções zoológicas, até agora trazidas ao país do exterior.

O trabalho de catalogação da coleção caracteriza-se por ser bastente delicado, devido a antigüidade de muitas etiquetas, pela necessidade de correção de nomes científicos, bem como pela atualização e precisa identificação dos locais de coleta.

A maioria das etiquetas, principalmente da região Holártica estão preenchidas em idiomas estrangeiros variados o que requer um trabalho de investigação cuidadoso para a tradução e transcrição adequadas.

Os lotes catalogados nessa etapa, em número de 701, com 11.961 espécimes, provém na maioria da região Holártica, seguindo-se de um percentual bem menor da região Neotropical, um vez que os primeiros lotes catalogados eram predominantemente dessa última região.

Eleva-se, pois para 1997 lotes com 22.086 espécimes, as amostras até agora catalogadas.

Os novos lotes são relacionados por Ordem sistemática, distribuídos nas respectivas 65 famílias com indicação do número de espécimes por lote e das respectivas procedências.

As famílias mencionadas na primeira lista, que passaram a ser incorporadas a outras famílias, são mencionadas nessa lista entre parênteses atrás do nome atual.

A sistemática é a proposta por TAYLOR & SOHL (1962).

A divulgação dos presentes dados visa permitir o estudo do material pela comunidade científica, tanto nacional como internacional. A coleção também está a disposição dos estudiosos por ter sido patrocinada pelo CNPq, achando-se em custódia da FZB.

Mônica Picoral

José Willibaldo Thomé

Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    24 Ago 2009
  • Data do Fascículo
    1986
Sociedade Brasileira de Zoologia Caixa Postal 19020, 81531-980 Curitiba PR Brasil, Tel./Fax: +55 41 3266-6823, - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: sbz@bio.ufpr.br