Open-access Uma nova espécie do gênero Paratubana Young (Homoptera, Cicadellidae, Cicadellinae)

Uma nova espécie do gênero Paratubana Young (Homoptera, Cicadellidae, Cicadellinae)1

Rodney R. Cavichioli

Entomólogo do Centro de Identificação de Insetos Fitófagos - UFPR, Caixa Postal 19030 - 81504 Curitiba - Pr. Bolsista do CNPq

ABSTRACT

A new species of Paratubana YOUNG - P. webbi sp. n. (from Caruaru, PE, Brazil) is described.

Paratubana webbi sp. n. (Figs. 1 - 6)


Localidade-tipo: BRASIL. Pernambuco. Caruaru, iv. 1972. M. Alvarenga, B.M. 1972 - 541. (BM).

Medidas (em mm): Holótipo Macho: comprimento da cabeça: 0,52; distância transocular: 1,80; distância interocular: 1,12; distância ocelocular: 0,28; distância interocelar: 0,56; comprimento do pronoto: 1,00; distância entre os úmeros: 1,72; comprimento da tégmina: 6,60; largura máxima da tégmina: 1,44; comprimento total: 7,92.

Holótipo macho: cabeça, em vista dorsal, mais ou menos curta, de comprimento 2/7 a 3/10 da distância transocular e 4/9 e 1/2 da distância interocular, anteriormente arredondada, sem carena na transição entre a coroa e a face; ocelos situados sobre a linha imaginária que tangencia os bordos anteriores dos olhos, separados entre si por uma distância duas vezes a ocelocular; superfície da coroa glabra, com três fóveas, sendo duas entre os olhos e ocelos e uma mediana à frente dos ocelos; suturas laterais do clípeo estendendo-se sobre a coroa e atingindo os ocelos; lóbulos suprantenais não protuberantes, em vista lateral, carenados e oblíquos; olhos, em vista lateral, tão longos quanto largos; clípeo com largura basal 5/6 de seu comprimento, levemente achatado medianamente, com impressões musculares nítidas e de superfície finamente pontuada, de perfil levemente inclinado para trás; sutura transclipeal obsoleta medianamente; anteclípeo mais longo do que largo, de perfil com a porção apical levemente angulada; rostro atingindo as mesocoxas. Pronoto levemente mais estreito do que a cabeça, de comprimento 4/7 a 3/5 da distância entre os úmeros; disco liso; margens laterais retas, a posterior emarginada medianamente; carena notopleural inteira. Escutelo mais largo basalmente do que longo; superfície lisa e sem estrias após o sulco mediano. Tégminas quatro vezes e meia mais longas do que largas, com três células anteapicais fechadas e quatro células apicais, sendo a base da quarta mais proximal do que a terceira; textura coriácea, exceto apicalmente; margem apical arredondada; asas posteriores quase tão longas quanto as tégminas e R2 + 3 incompleta. Fórmula setal dos fêmures posteriores 2. 1. 1; basitarsos posteriores de comprimento maior do que a soma dos dois distais e com duas fileiras de cerdas na superfície plantar. Pigóforo mais longo do que largo, apicalmente arredondado; com macrccerdas distribuidas no terço apical; sem processos. Placa subgenital, triangular, bipartida, abruptamente afilada do meio para o ápice; ápice atingindo 2/3 do comprimento do pigóforo; macrocerdas unisseridas e dispostas na margem lateral externa. Parâmeros não atingindo o ápice do conetivo, com lobo mediano e ápice atilados. Conetivo em Y invertido, com uma leve carena mediana. Edeago alongado, subcilíndrico, levemente curvado para cima na sua base; com dois processos dorsoapicalmente, voltados para a base do edeago e com a margem apical serrilhada. Paráfise simétrica, mais curta que o edeago, com os ramos mais ou menos paralelos e afilados apicalmente.

Coloração: cabeça preta com uma faixa branca transversa, passando sobre os ocelos e estendendo-se lateralmente; clípeo com uma mancha branca de forma elíptica e alongada na porção mediana. Pronoto preto com duas manchas brancas, ovais, situadas látero-medianamente e estendendo até o prepimero. Escutelo preto. Tégminas pretas, com seis manchas brancas: duas arredondadas no clavo, uma basal e outra próxima do ápice; quatro no cório, arredondadas, exceto àquela situada no terço apical: uma basal, próxima da sutura claval, situada um pouco à frente àquela da base do clavo; uma mediana, junto à margem costal; uma junto à sutura claval, na altura do ápice do clavo e a última, de forma alongada, situada no terço apical e estendida da margem costal até a base da segunda célula apical.

Espécie dedicada ao Dr. Mick D. Webb do Bristish Museum (Natural History).

  • 1
    Contribuição nº. 640, do Departamento de Zoologia - UFPR.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      11 Ago 2009
    • Data do Fascículo
      1989
    location_on
    Sociedade Brasileira de Zoologia Caixa Postal 19020, 81531-980 Curitiba PR Brasil, Tel./Fax: +55 41 3266-6823, - Curitiba - PR - Brazil
    E-mail: sbz@bio.ufpr.br
    rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
    Reportar erro