SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue1Population aging and the effects of free public transport on the fares in the metropolitan region of São PauloPopulation projections for small areas: a comparative assessment of mathematical extrapolation techniques author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Estudos de População

Print version ISSN 0102-3098

Abstract

LENA, Fernanda Fortes de  and  OLIVEIRA, Ana Maria Hermeto Camilo de. Padrões de seletividade relacionados aos casais homossexuais e heterossexuais no Brasil. Rev. bras. estud. popul. [online]. 2015, vol.32, n.1, pp.121-137. ISSN 0102-3098.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-30982015000000007.

Esse artigo tem por objetivo analisar os padrões de seletividade marital entre os casais heterossexuais e os casais homossexuais no Brasil, investigando os níveis de escolaridade, cor/raça e grupo etário. Inicialmente foi feita uma análise descritiva dos dados com o intuito de caracterizar a população estudada e os diferenciais entre os tipos de casais. Além disso, esse artigo utiliza tabelas de contingência e modelos log-lineares para compreender as formas de associações entre os casais e quais variáveis influenciam a seletividade dos parceiros. Os resultados mostram que cor/raça e escolaridade têm maior influência na seletividade dos casais heterossexuais, enquanto cor/raça e grupo etário são mais relevantes para os casais homossexuais em relação aos seus padrões de seletividade. Portanto, é possível identificar a existência de diferenças entre as características de seletividade entre esses casais e seus padrões, o que abre margem para estudos posteriores que possam aprofundar a compreensão das distinções entre esses padrões, no sentido de encontrar formas de tentar explicá-las e suas possíveis consequências no Brasil.

Keywords : Seletividade marital; Homossexuais; Casamento; Educação; Arranjos familiares.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )