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Crescimento e desempenho motor em escolares do município de Londrina, Paraná, Brasil

Growth and motor performance of schoolchildren from the city of Londrina, Paraná, Brazil

O objetivo do estudo foi desenvolver uma análise sobre o comportamento de variáveis que procuram evidenciar as características de crescimento e de desempenho motor em relação à idade cronológica e ao sexo, na tentativa de se estabelecer o nível de participação dos aspectos morfológicos na variação do desempenho funcional-motor em integrantes da população de escolares pertencentes ao município de Londrina, Paraná. A amostra utilizada constituiu-se de 1.180 sujeitos com idades entre 7 e 17 anos, selecionados aleatoriamente. As características de crescimento foram determinadas através das medidas de estatura e massa corporal. Quanto ao desempenho motor, foram administrados os testes de preensão manual, sentar-e-alcançar, flexões abdominais, salto em extensão parado e corridas de 50 e 1.000 metros. Foi possível concluir que, enquanto as variáveis relacionadas com o crescimento só começaram a apresentar diferenças entre os sexos a partir dos 15 anos de idade, com relação ao desempenho motor foram constatadas diferenças favorecendo os rapazes em quase todos os testes motores desde os 7 anos, elevando-se o dimorfismo sexual à medida que as crianças e adolescentes aumentavam de idade. Apesar de estatisticamente significativos, os baixos valores de correlação observados entre as medidas de estatura e massa corporal e os resultados dos testes motores permitiram concluir que padrões de crescimento elevados não asseguram, necessariamente, índices satisfatórios de desempenho motor.

Crescimento; Atividade Motora; Estudantes


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