SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue7Hemodialysis services: are public policies turned to guaranteeing the access?Time to death in a prospective cohort of 252 patients treated for fracture of the proximal femur in a major hospital in Portugal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311XOn-line version ISSN 1678-4464

Abstract

DEPRA, Aline Scaramussa; RIBEIRO, Carlos Dimas Martins  and  MAKSUD, Ivia. Estratégias de instituições da sociedade civil no acesso a medicamentos para câncer de mama no SUS. Cad. Saúde Pública [online]. 2015, vol.31, n.7, pp.1517-1527. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/0102-311X00203413.

Esta pesquisa objetiva identificar e analisar as estratégias de instituições da sociedade civil dedicadas ao câncer de mama (ISC-CM) no acesso a medicamentos no SUS e seus principais atores sociais. Utilizou-se a abordagem qualitativa, empregando-se os métodos de análise de redes sociais e bola-de-neve e as técnicas de observação participante e entrevistas semiestruturadas. A análise temática baseou-se nas categorias: acesso a medicamentos para tratamento de câncer de mama; relacionamento das ISC-CM com o Estado; relacionamento das ISC-CM com a indústria farmacêutica; e outras estratégias utilizadas por ISC-CM no acesso a medicamentos. Os resultados mostraram que as ISC-CM têm influenciado o acesso a medicamentos para câncer de mama no SUS e sua principal estratégia é a pressão sobre o Estado. A indústria farmacêutica patrocina algumas dessas instituições para fortalecê-las com o intuito de ampliar seu mercado. As principais dificuldades no acesso a medicamentos se referem à deficiência de serviços, à iniquidade dos tratamentos oferecidos, e à inclusão de tecnologias no SUS.

Keywords : Neoplasias da Mama; Indústria Farmacêutica; Propaganda.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )