SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue5Is cognitive decline in the elderly associated with contextual income? Results of a population-based study in southern BrazilIn the choice between health and money, health comes first: an analysis of happiness among rural Chilean elderly author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311XOn-line version ISSN 1678-4464

Abstract

BRESSANE, Adriano; MOCHIZUKI, Patricia Satie; CARAM, Rosana Maria  and  ROVEDA, José Arnaldo Frutuoso. Sistema de apoio à avaliação de impactos da poluição sonora sobre a saúde pública. Cad. Saúde Pública [online]. 2016, vol.32, n.5, e00021215.  Epub May 13, 2016. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/0102-311X00021215.

O objetivo do trabalho foi desenvolver um sistema de apoio à avaliação da poluição sonora, aplicado na zona central de Rio Claro, São Paulo, Brasil. Para isso, dados foram obtidos por meio de medições sonoras e entrevistas com a população, gerando como indicadores o nível sonoro equivalente (Leq ), o índice de ruído de tráfego (LTNI ) e um diagnóstico participativo (Dp ), integrados por intermédio de um sistema de inferência fuzzy (SIF). Como resultado, o sistema proposto permitiu classificar os pontos avaliados quanto ao grau de impacto da poluição sonora sobre a saúde da população (IPS ) na área de estudo, que pode ser considerado significativo em 31,4% dos pontos e muito significativo em 62,9%. A possibilidade de adequar o SIF de acordo com as condições de estudo viabiliza a sua generalização e, desta forma, apoia a avaliação e respectiva gestão do ruído ambiental em outras regiões.

Keywords : Lógica Fuzzy; Poluição Sonora; Efeitos do Ruído.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )