SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue5Evaluation of the risk of bacterial contamination in the patient submitted to bronchoscopy, after reprocessing the bronchoscopeEvaluation of glucose metabolism in active lung tuberculosis by positron-emission tomography (18F-FDG PET) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pneumologia

Print version ISSN 0102-3586

Abstract

GOMES, MARIA JOÃO MARQUES. Ambiente e pulmão. J. Pneumologia [online]. 2002, vol.28, n.5, pp. 261-269. ISSN 0102-3586.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-35862002000500004.

Resumo: O organismo humano está exposto às mais diversas agressões do ambiente; acidentes, agressões físicas, químicas e microbiológicas constituem um permanente risco para o organismo. O aparelho respiratório está particularmente exposto às agressões do ambiente e é freqüentemente sede de alterações de maior ou menor intensidade e gravidade. Revêem-se neste trabalho os efeitos da poluição atmosférica sobre o aparelho respiratório. Definem-se poluição atmosférica, poluição do exterior e dos interiores e poluição primária e secundária. Revêem-se sumariamente os mecanismos de defesa do aparelho respiratório e descrevem-se as ações deletérias dos diferentes poluentes atmosféricos para as vias aéreas: SO2, NO2, CO, O3, aerossóis e partículas. Destaca-se a ação do fumo do tabaco atendendo à sua importância para a saúde. Termina-se tecendo alguns comentários sobre a intervenção que a pneumologia e os pneumologistas devem ter nesta área, chamando a atenção para a comunidade e para as autoridades, para os riscos da poluição para a saúde em geral e, em particular, para o aparelho respiratório.

Keywords : Poluição do ar; Poluição do ar em ambientes fechados; Tabagismo; Pulmão; Doenças respiratórias.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese