Notícia: Wilma da Costa Torres (1934-2004): pioneira da tanatologia no Brasil
News: Wilma da Costa Torres (1934-2004): pioneer in the studies about death in Brazil
Maria Júlia Kovács1
Universidade de São Paulo
Aqueles que amamos nunca morrem, apenas partem antes de nós.
Amado Nervo
Estamos de luto. Como sabemos, processos de luto são iniciados como forma de elaboração a partir da perda de pessoas significativas. Por extensão, uma área do saber humano também entra em processo de luto quando perde uma pessoa/profissional, que tanto contribuiu para o seu desenvolvimento.
Wilma da Costa Torres, nascida no Rio de Janeiro, foi pioneira em nosso meio, desenvolvendo a área da Tanatologia (estudos sobre a morte). Como todos os pioneiros, teve que desbravar campos ainda desconhecidos e lutar contra preconceitos. Foi na década de 1970 que surgiram as suas primeiras publicações sobre o tema nos Arquivos Brasileiros de Psicologia, envolvendo pesquisas referentes ao desenvolvimento do conceito da morte em crianças nos vários estágios, sua principal área de pesquisa.
Em 1981, criou o primeiro curso de especialização em Tanatologia no Instituto de Seleção e Orientação Profissional (ISOP) da Fundação Getúlio Vargas com os seguintes temas: 1) Significado humano, histórico, antropológico e social da morte; 2) Morte e educação; 3) Morte institucionalizada; 4) Psicologia do doente terminal. Naquele contexto, desenvolveu, também, um setor de documentação e consultoria que chegou a reunir 2.000 fichas em 44 entradas, envolvendo vários temas relacionados ao luto, suicídio, abordagem do paciente terminal, entre outros.
Quando o ISOP foi fechado, para tristeza de Wilma, esta passou a desenvolver a área da Tanatologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro, ministrando disciplinas na graduação e pós-graduação. Criou, então, o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Tanatologia destinado ao desenvolvimento de pesquisas de iniciação científica, aperfeiçoamento e pós-graduação e a implementação do ensino de Tanatologia nos diferentes níveis de formação.
Tive a grata satisfação de conhecer Wilma Torres em 1982, quando iniciei meus estudos sobre a questão da morte para desenvolver minha dissertação de mestrado. E aí tive o contato pessoal com Wilma, sua irmã Ruth, Wanda Guedes e Terezinha Ebert, suas companheiras de trabalho no ISOP. Estas pesquisadoras me receberam com todo carinho e atenção colocando à minha disposição o arquivo contendo a bibliografia atualizada sobre Tanatologia disponível naquela época. Wilma comentava comigo cada obra. E sempre foi assim, disponibilizando seu acervo bibliográfico e pessoal com cada um de nós.
Wilma se destacou por ser uma pesquisadora séria, competente e muito exigente. Além das publicações, participou de vários congressos das seguintes áreas: Psicologia Hospitalar, Tanatologia, Psicossomática, Psicologia da Saúde e Psico-Oncologia, sendo homenageada em vários deles, como Presidente de Honra.
As suas palestras se caracterizaram por inúmeras referências a autores estrangeiros e nacionais que abordavam o tema em questão, acrescentando sempre um toque pessoal, valorizando os pontos sobre os quais deveríamos refletir. Graças a Deus, e devo ressaltar que Wilma tinha um forte envolvimento espiritual, deixou para seus discípulos vários livros e artigos em periódicos, o que torna perene para nós sua significativa contribuição. E para os que a conheceram pessoalmente, fica a saudade e a certeza de que as suas sementes germinam em nós o desejo de continuar sua obra.
Arrolamos, a seguir, algumas de suas principais publicações:
Livros e capítulos de livros
1999 - A criança diante da morte. São Paulo: Casa do Psicólogo.
1998 - Algumas contribuições à pesquisa sobre a morte. Em R.M.S. Cassorla (Org.). Da morte: Estudos Brasileiros. (pp. 131-144). Campinas: Papirus (em colaboração com Wanda Guedes, Terezinha Ebert e Ruth Torres).
1984 - Educação para morte. Em E. D'Assumpção. Morte e suicídio: Uma abordagem multidisciplinar (pp. 120-126). Petrópolis: Vozes.
1984 - Violência: Um reflexo do medo da morte. Em E. D'Assumpção. Morte e suicídio: Uma abordagem multidisciplinar. (pp. 131-141). Petrópolis: Vozes.
1983 - A psicologia e a morte. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas (em colaboração com Wanda Guedes e Ruth Torres).
Artigos em periódicos
2002 - O conceito de morte em crianças portadoras de doenças crônicas. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 18(2), 221-229.
2001 - As perdas do paciente terminal: O luto antecipatório. Revista Psicologia: Argumento, 19(28), 7-12.
1999 - Hospital: Desafios rumo ao próximo milênio. Revista Psicologia Argumento, 17(25), 53-60.
1996 - A criança diante da morte. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 48(1), 31-42.
1996 - Morrer com dignidade. Temas em Psico-Oncologia, I Congresso Brasileiro de Psico-Oncologia (1994), 47-50.
1992 - A morte no contexto hospitalar. Revista de Psicologia Hospitalar, 1(2) , 56-59 (em colaboração com Wanda Guedes).
1990 - A criança terminal: Vivência de luto antecipado. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 42(1), 31-36 (em colaboração com Wanda Guedes, Terezinha Ebert e Ruth Torres).
1989 - Atitudes frente à morte: Implicações na formação de equipes profissionais multidisciplinares. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 41(1) , 43-72 (em colaboração com Wanda Guedes, Terezinha Ebert e Ruth Torres).
1987 - O psicólogo e a terminalidade. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 39(2), 29-38 (em colaboração com Wanda Guedes).
1986 - Relação entre religiosidade, medo da morte e atitudes frente ao suicídio. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 38(4), 3-23 (em colaboração com Wanda Guedes, Terezinha Ebert e Ruth Torres).
1984 - A negação da morte e suas implicações na instituição hospitalar. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 36 (4),101-111 (em colaboração com Wanda Guedes).
1983 - Morte como fator de desenvolvimento. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 35(2), 146-152 (em colaboração com Wanda Guedes, Terezinha Ebert e Ruth Torres).
1982 - Violência: Um reflexo do medo da morte. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 34(3), 146-150 (em colaboração com Wanda Guedes, Terezinha Ebert e Ruth Torres).
1980 - A criança terminal e a intervenção terapêutica do psicólogo. Arquivos Brasileiros de Psicologia,32(3), 418-422 (em colaboração com Wanda Guedes, -Terezinha Ebert e Ruth Torres).
1979 - O conceito de morte na criança. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 31(4) , 9-34.
1979 - O tabu frente ao tema da morte. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 31(1), 53-67.
Recebido em 12.04.2004
Aceito em 12.04.2004
