SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue3Trauma and Childhood: Considerations about the Potentially Traumatic SituationConfirmatory Factor Analysis and Standardization of the Hospital Anxiety and Depression Scale (HADS) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia: Teoria e Pesquisa

Print version ISSN 0102-3772On-line version ISSN 1806-3446

Abstract

FRANCO, Maria da Glória Salazar d'Eça Costa  and  SANTOS, Natalie Nobrega. Desenvolvimento da Compreensão Emocional. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2015, vol.31, n.3, pp.339-348. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/0102-37722015032099339348.

A compreensão emocional é uma componente-chave da competência emocional, que se tem vindo a constatar ser importante para um melhor entendimento do desenvolvimento infantil. Este artigo faz uma revisão teórica desse construto, situando-o nos estudos sobre inteligência emocional e clarificando a sua definição. Apresentam-se, igualmente, os diferentes instrumentos que existem para a sua avaliação assim como os estudos que trazem evidências sobre o seu desenvolvimento. Concluiu-se que está demonstrada a existência de importantes mudanças na compreensão emocional da criança entre os 18 meses e os 12 anos. No entanto, é ainda necessário: a) reduzir a inconsistência conceptual presente nesse construto; b) determinar o que prediz; c) determinar se o seu ensino tem um efeito desejável no comportamento dos indivíduos.

Keywords : compreensão emocional; inteligência emocional; desenvolvimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )