SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue4Father’s Experience of Pregnancy in the Context of Assisted ReproductionChildren Who Use Psychoactive Substances According to the Child's Own Reports author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia: Teoria e Pesquisa

Print version ISSN 0102-3772On-line version ISSN 1806-3446

Abstract

SANTOS, Daniela Barsotti; SANTOS, Manoel Antônio dos; CESNIK-GEEST, Vanessa Monteiro  and  VIEIRA, Elisabeth Meloni. Interrupção e Retomada da Vida Sexual após o Câncer de Mama. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2016, vol.32, n.4, e324219.  Epub June 22, 2017. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e324219.

Investigou-se a interrupção/retomada da vida sexual após o tratamento do câncer de mama e sua relação com a satisfação e outros aspectos valorizados em um relacionamento. Foram empregados métodos mistos de pesquisa com a análise dos dados de uma survey realizada com 139 mulheres e dados provenientes de entrevistas com roteiro semiestruturado realizadas com 24 participantes. Um percentual expressivo de mulheres (66%) sexualmente ativas interrompeu as atividades sexuais durante o tratamento. Observou-se que a interrupção e retomada da vida sexual relacionou-se às concepções pessoais de sexualidade, influenciadas pelas relações de gênero e pela qualidade do relacionamento amoroso. A identificação de necessidades relacionadas à intimidade sexual pelo profissional de saúde pode contribuir para a assistência apropriada no processo de reabilitação psicossocial da mulher.

Keywords : neoplasias mamárias; sexualidade; intercurso sexual; conflito conjugal; dinâmica de casal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )