Services on Demand
Journal
Article
Indicators
Cited by SciELO
Access statistics
Related links
Cited by Google
Similars in SciELO
Similars in Google
Share
Psicologia: Teoria e Pesquisa
Print version ISSN 0102-3772On-line version ISSN 1806-3446
Abstract
MEDEIROS, Fabio Hernandez and FLORES, Eileen Pfeiffer. Compreensão de contos após leitura dialógica com perguntas baseadas em dimensões temáticas da narrativa. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2016, vol.32, n.spe, e32ne26. Epub Mar 23, 2017. ISSN 0102-3772. http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne26.
Investigou-se o efeito da leitura dialógica - leitura em voz alta intercalada com perguntas e feedback baseados em dimensões temáticas (funções) da narrativa - sobre a compreensão de contos dos Irmãos Grimm. Vinte e dois contos foram lidos individualmente a três crianças, sendo duas com oito anos de idade e uma com treze, de forma simples (sem intervenções adicionais) e dialógica, em um delineamento de linha de base múltipla por participante. A compreensão foi avaliada por meio da porcentagem de eventos do enredo e funções da narrativa verbalizadas em tarefas de reconto. A correspondência entre as histórias e os recontos foi superior na condição Leitura Dialógica, especialmente para funções narrativas. Discute-se o papel das perguntas, do reforçamento diferencial e do texto nos efeitos encontrados.
Keywords : leitura compartilhada; comportamento verbal; compreensão de textos; Análise do Comportamento.