SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 special issueLearning Rudiments of Music Reading with Cumulative and Noncumulative Teaching of Conditional RelationsPathologization and Medicalization of Higher Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia: Teoria e Pesquisa

Print version ISSN 0102-3772On-line version ISSN 1806-3446

Abstract

MEDEIROS, Fabio Hernandez  and  FLORES, Eileen Pfeiffer. Compreensão de contos após leitura dialógica com perguntas baseadas em dimensões temáticas da narrativa. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2016, vol.32, n.spe, e32ne26.  Epub Mar 23, 2017. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne26.

Investigou-se o efeito da leitura dialógica - leitura em voz alta intercalada com perguntas e feedback baseados em dimensões temáticas (funções) da narrativa - sobre a compreensão de contos dos Irmãos Grimm. Vinte e dois contos foram lidos individualmente a três crianças, sendo duas com oito anos de idade e uma com treze, de forma simples (sem intervenções adicionais) e dialógica, em um delineamento de linha de base múltipla por participante. A compreensão foi avaliada por meio da porcentagem de eventos do enredo e funções da narrativa verbalizadas em tarefas de reconto. A correspondência entre as histórias e os recontos foi superior na condição Leitura Dialógica, especialmente para funções narrativas. Discute-se o papel das perguntas, do reforçamento diferencial e do texto nos efeitos encontrados.

Keywords : leitura compartilhada; comportamento verbal; compreensão de textos; Análise do Comportamento.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )