SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34Parental Perceptions of Infant Temperament and its Relation to Family Sociodemographic VariablesResilience and vulnerability in ecological systems: Aging and public policies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia: Teoria e Pesquisa

Print version ISSN 0102-3772On-line version ISSN 1806-3446

Abstract

CARPENA, Marina Xavier  and  MENEZES, Carolina Baptista. Efeito da Meditação Focada no Estresse e Mindfulness Disposicional em Universitários. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2018, vol.34, e3441.  Epub June 07, 2018. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e3441.

Intervenções meditativas têm sido utilizadas nas universidades para reduzir estresse. Este trabalho objetivou investigar o efeito de um treino de meditação focada de seis semanas no estresse (utilizando o Inventário de Sintomas de Estresse da Lipp) e mindfulness disposicional (utilizando o Questionário das Cinco Facetas de Mindfulness versão Brasileira) em universitários. Um ensaio controlado não randomizado comparou um grupo experimental e um grupo de lista de espera antes e após a intervenção. Apenas o grupo experimental reduziu a presença de estresse nas fases resistência, quase-exaustão e geral. Apresentou, ainda, aumento significativo de mindfulness nas facetas descrever, não reagir e no escore total. Conclui-se que treinos meditativos podem configurar uma alternativa para intervenções visando ao manejo de estresse e aprimoramento de habilidades de mindfulness nas universidades.

Keywords : meditação; estresse; mindfulness; universitários.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )