SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36HOW DO CHILDREN TAUGHT WITH A PHONIC METHOD ANSWER TASKS WHICH EVALUATE PHONEMIC AWARENESS?READING PRACTICES, GENRES AND SUPPORTING READING MATERIAL IN THE FAMILY ENVIRONMENT THROUGH THE CHILDREN’S PERSPECTIVE IN A LITERACY CLASS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

MIRANDA, ANA RUTH MORESCO. ARTIGO - UM ESTUDO SOBRE A NATUREZA DOS ERROS (ORTO)GRÁFICOS PRODUZIDOS POR CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e221615.  Epub Jan 31, 2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698221615.

Neste artigo, considerando-se as duas principais fontes disponíveis para a produção da escrita alfabética inicial, a saber, o conhecimento fonológico e o conhecimento advindo de práticas de leitura e escrita, os erros (orto)gráficos produzidos pelas crianças dos primeiros anos do Ensino Fundamental são analisados com base em três categorias principais: fonológica, ortográfica e fonográfica. A amostra estudada é composta por erros extraídos de 2024 textos espontâneos produzidos por alunos de duas escolas, uma pública e outra particular. Os resultados evidenciam que: i) erros fonológicos predominam em todas as séries e referem-se a complexidades segmentais e prosódicas; ii) erros motivados por aspectos ortográficos envolvem principalmente a grafia do /s/; iii) erros fonográficos apresentam baixa incidência, mas são encontrados nas quatro séries estudadas. De modo geral, há diminuição do número de erros com o avanço dos anos escolares e há diferença na quantidade, mas não na qualidade dos erros, quando comparadas as duas escolas.

Keywords : Aquisição da linguagem; Aquisição da escrita; Fonologia e escrita alfabética; Erros ortográficos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )