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Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

SEABRA-SANTOS, Maria João  and  ALMEIDA, Margarida Sousa. Falamos da mesma criança? Concordância mãe - pai - professores na avaliação do temperamento de crianças portuguesas. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2014, vol.27, n.1, pp.10-20. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722014000100002.

Com este trabalho pretendeu-se analisar o grau de concordância entre diferentes informadores - mães, pais, professores do ensino regular e dos apoios educativos (quando aplicável) - na avaliação do temperamento de crianças com 2 a 7 anos de idade. O estudo incidiu sobre uma amostra de 138 crianças, distribuídas por quatro grupos com diferentes características desenvolvimentais: síndrome de Down, Autismo, Nascimento Prematuro e Desenvolvimento Normal. Os informadores preencheram a Temperament Assessment Battery for Children - Revised nas versões para pais ou para professores. Encontraram-se correlações elevadas entre informadores que observam a criança no mesmo contexto e baixas entre avaliações de adultos pertencentes a contextos diferentes. Os resultados são discutidos em função das suas possíveis implicações para a avaliação do temperamento de crianças.

Keywords : Concordância inter-avaliador; questionários; temperamento; pré-escolar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

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