SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 special issuePrimary Health Care in Brazilian municipalities: efficiency and disparitiesDental surgeons' work in the identification of child and adolescent abuse in primary health care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Saúde em Debate

Print version ISSN 0103-1104On-line version ISSN 2358-2898

Abstract

SILVA, Carolina Cruz da; CRUZ, Marly Marques da  and  VARGAS, Eliane Portes. Práticas de cuidado e população em situação de rua: o caso do Consultório na Rua. Saúde debate [online]. 2015, vol.39, n.spe, pp.246-256. ISSN 0103-1104.  http://dx.doi.org/10.5935/0103-1104.2015S005270.

O estudo visa compreender as práticas de cuidado de um Consultório na Rua, em Manguinhos/RJ, de forma a contribuir com o debate da Atenção Primária à Saúde para populações específicas. Trata-se de estudo de caso, tendo por procedimentos metodológicos: análise documental, observação direta, entrevistas com profissionais e representante do movimento social. Os resultados apontam para a construção de vínculos e para o rompimento com uma lógica prescritiva, prevalecendo uma escuta qualificada. Os profissionais exprimiram existir ainda resistências em atender a população em situação de rua, comumente associada a imagens estigmatizantes, que expressam os desafios na garantia do acesso desta população ao SUS.

Keywords : Atenção Primária à Saúde; População em situação de rua; Saúde da família.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )