SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue117Factors associated with efficiency in Primary Health Care, in brazilian municipalitiesPMAQ in the view of workers who participated in the program in Region of Health of Paraná author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Saúde em Debate

Print version ISSN 0103-1104On-line version ISSN 2358-2898

Abstract

FAQUIM, Juliana Pereira da Silva; BUIATTI, Natália Bernardes Palazzo  and  FRAZAO, Paulo. O método ZOPP e a organização do trabalho interprofissional voltado à atenção ao pré-natal em duas unidades de atenção básica. Saúde debate [online]. 2018, vol.42, n.117, pp.392-407. ISSN 0103-1104.  https://doi.org/10.1590/0103-1104201811704.

O objetivo deste estudo foi descrever a aplicação do método ZOPP (Planejamento de Projetos Orientado por Objetivos) em duas unidades de atenção básica, levando em consideração o desenvolvimento de competências para o trabalho interprofissional e a produção de um protocolo de organização de serviço voltado à atenção ao pré-natal. Aplicou-se o método da observação participante durante doze sessões gravadas em vídeo. Participaram oito profissionais de saúde e duas usuárias do Sistema Único de Saúde. O método foi avaliado positivamente ao trazer questões nucleares para problematização e pela capacidade de manter o envolvimento dos participantes, tendo se mostrado flexível e adequado, além de ter favorecido a indissociabilidade entre analisar, planejar e implementar ações, o que despertou compromissos éticos e recuperou comportamentos inovadores no encaminhamento da solução de problemas, fortalecendo a colaboração interprofissional.

Keywords : Cuidado pré-natal; Assistência odontológica; Método ZOPP.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )