SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue4Analysis of the impact of reorganization of mental health services for children and adolescents in Campinas, São Paulo (2006-2011) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Estudos de Psicologia (Campinas)

Print version ISSN 0103-166XOn-line version ISSN 1982-0275

Abstract

CONCEICAO, Viviane Lima da  and  ZAMORA, Maria Helena Rodrigues Navas. Desigualdade social na escola. Estud. psicol. (Campinas) [online]. 2015, vol.32, n.4, pp.705-714. ISSN 0103-166X.  http://dx.doi.org/10.1590/0103-166X2015000400013.

Considerando o contexto brasileiro de ampla desigualdade social, o objetivo central desta pesquisa foi investigar como tal dado impacta na permanência escolar de estudantes, em sua maioria de origem popular, em uma escola federal de ensino médio/técnico da cidade do Rio de Janeiro. Os referenciais teóricos utilizados foram o da Psicologia da Libertação, da Psicologia Socio-histórica e da Análise Institucional. Foram investigadas as condições de permanência de estudantes de classes populares do ensino médio técnico. Foi realizada uma pesquisa-ação, com questionário, grupo focal e observação participante com estudantes. Foi dada atenção às diversas informações obtidas quanto aos enfrentamentos cotidianos vividos pelos estudantes. A partir da análise de conteúdo, os resultados revelaram que os participantes reconhecem a existência de dificuldades, das mais diversas ordens, sendo as mais mencionadas, o cansaço e a distância entre a residência e a escola, além de problemas de aprendizagem, que podem causar entraves à permanência dos alunos. O estudo pretende desvelar a lógica da instituição bem como reafirmar a importância de pensar a partir da realidade e do cotidiano dos estudantes para formular políticas institucionais de apoio que realmente defendam uma educação pública e de qualidade ao alcance de todos.

Keywords : Adolescente; Ensino; Iniquidade social; Psicologia social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )