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O professor de inglês e o livro didático: que relação é essa?

Resumos

Este artigo discute a relação que os professores de inglês de escolas básicas e de idiomas estabelecem com o livro didático e o manual de ensino, bem como seus critérios de seleção e avaliação desses materiais. O estudo contou com a participação de 30 professores da cidade de Caçador, SC, que responderam a um questionário, possibilitando investigar o nível de influência desses recursos no seu ensino. Os dados apontam relações de maior ou menor rigidez, dependendo do contexto educacional. Os critérios de seleção e avaliação envolvem o conteúdo de ensino, os exercícios, os textos, a gramática e o layout do livro didático.

livro didático de inglês; influências no fazer docente; seleção e avaliação de livro didático


This paper discusses the relationship that Brazilian teachers of English from basic schools and private language courses establish with the English textbook and the teacher’s manual, as well as their criteria for textbook selection and evaluation. 30 teachers from Caçador, SC answered a questionnaire which enabled the researchers to investigate the level of influence of these resources on their practice. The data show more or less flexibility in this relationship depending on the educational context. The criteria for textbook selection and evaluation involve the instructional content, the exercises, the texts, the grammar and the layout.

english textbook; influences on teaching practice; textbook selection and evaluation


ARTIGOS

O professor de inglês e o livro didático: que relação é essa?

Rosely Perez XavierI; Everlaine DaLuz Weber UrioII

IUniversidade Federal de Santa Catarina

IIEscola de Educação Básica Paulo Schieffler

RESUMO

Este artigo discute a relação que os professores de inglês de escolas básicas e de idiomas estabelecem com o livro didático e o manual de ensino, bem como seus critérios de seleção e avaliação desses materiais. O estudo contou com a participação de 30 professores da cidade de Caçador, SC, que responderam a um questionário, possibilitando investigar o nível de influência desses recursos no seu ensino. Os dados apontam relações de maior ou menor rigidez, dependendo do contexto educacional. Os critérios de seleção e avaliação envolvem o conteúdo de ensino, os exercícios, os textos, a gramática e o layout do livro didático.

Palavras-chave: livro didático de inglês; influências no fazer docente; seleção e avaliação de livro didático.

ABSTRACT

This paper discusses the relationship that Brazilian teachers of English from basic schools and private language courses establish with the English textbook and the teacher’s manual, as well as their criteria for textbook selection and evaluation. 30 teachers from Caçador, SC answered a questionnaire which enabled the researchers to investigate the level of influence of these resources on their practice. The data show more or less flexibility in this relationship depending on the educational context. The criteria for textbook selection and evaluation involve the instructional content, the exercises, the texts, the grammar and the layout.

Key-words: english textbook; influences on teaching practice; textbook selection and evaluation.

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Anexo I

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1 Abordagem "... é um conjunto de crenças, pressupostos e princípios sobre um conceito de língua, de ensinar e aprender uma língua estrangeira, uma espécie de filosofia, uma força potencial capaz de orientar todas as ações e fases da operação global de ensinar língua [ALMEIDA FILHO, 1996]." (In Rocha et al, 1998, p.2).

2 A autonomia do professor pode estar relacionada às suas atitudes, decisões e postura frente aos valores ideológicos dominantes que limitam as possibilidades da ação docente (BORGES, 2002).

3 Senso de plausibilidade é o entendimento subjetivo dos professores sobre o seu próprio ensino (Prabhu, 1990, p. 172). Segundo Prabhu (1990), os professores precisam operar com algum conceito pessoal sobre a relação causal entre o seu ensino e os ganhos de aprendizagem obtidos.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    15 Out 2013
  • Data do Fascículo
    Jun 2006
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