Profa Dra Sonia Maria Oliveira de Barros
Mencionar as contribuições feitas pela Editora-Chefe, Profa Dra Sonia Maria Oliveira de Barros, na Acta Paulista de Enfermagem, nos remete a momentos históricos relacionados ao incremento da profissionalização das atividades editoriais realizadas na Revista. Profa Sonia iniciou sua trajetória trabalhando arduamente na implementação do sistema de submissão ScholarOne e na reconfiguração do projeto gráfico. Permitiu que os colaboradores do Escritório Editorial, na ocasião, fizessem cursos na área de editoração para que a gestão dos artigos passasse a se basear nos principais requisitos de qualidade acerca de uma revista científica de excelência.
Tecnológica e firme de seus propósitos, Sonia revisitou todos os processos indexatórios da Acta Paulista de Enfermagem e tentou fazer parcerias exitosas em prol da divulgação dos seus conteúdos científicos. Pode-se citar que as redes sociais da Acta Paulista foram criadas em sua gestão em parceria com os primeiros conteúdos disponibilizados nos aplicativos móveis para iPad e Smarthphone. Nessa mesma época, como Editora-Chefe, realizou um processo seletivo com todos os especialistas que compunham o time de colaboradores autônomos para se certificar de que todos os processos editoriais no implemento da nova plataforma ocorressem de maneira efetiva e descentralizada. Realizou uma nova página na web e redefiniu as atribuições dos Avaliadores e Editores. Refez as instruções aos autores e incluiu critérios internacionais na política editorial da Acta.
Em sua gestão, buscou implementar o projeto de sustentabilidade financeira da Acta que perdura até os dias de hoje. Sempre muito rápida e atenta às necessidades editoriais, conciliou-se com um especialista da área financeira para elaborar um orçamento que garantisse a continuidade da revista de maneira ininterrupta de modo que, por intermédio das taxas de publicação, caso não tivéssemos fomento para darmos continuidade as atividades da revista, pudéssemos garantir que nenhum processo administrativo e editorial sofresse com as mudanças que estavam ocorrendo em âmbito público. O valor, na ocasião, garantiria a nossa permanência à longo prazo, sem que houvesse a necessidade de redefinição de estratégias.
Sua marca especial, era sem dúvida alguma, a sua atenção aos recursos de tecnologia de comunicação e informação. Foi também em sua gestão que os colaboradores do Escritório Editorial passaram a realizar todo o processo editorial de publicação, exclusivamente por meio digital. Eram feitas reuniões semanais de alinhamento com a equipe, bem como com os especialistas envolvidos nesse novo direcionamento estratégico. Neste contexto, foi feito um importante trabalho no processo de formação da coleção híbrida da Acta e disponibilidade dos conteúdos para autores e leitores.
A Profa Sonia contagiava o ambiente com a sua espontaneidade e carisma. Quantos sorrisos, quantas conversas, quantas experiências dentro de uma personalidade doce, mas muito firme e segura de seus propósitos. Assim era a definição da Sonia Maria Oliveira de Barros para todos os que tiveram o privilégio de estar ao seu lado frente aos desafios profissionais deste período.
Trajetória acadêmica da Profa Sonia:
-
1977 - Graduada em Enfermagem pela Escola Paulista de Medicina
-
1990 - Mestre em Enfermagem Obstétrica pela UNIFESP
-
1994 - Doutora em Enfermagem Materno-Infantil pela UNIFESP
-
2000 - Livre docente em Enfermagem na Saúde da Mulher pela EEUSP
-
2003-2011 - Membro titular da Comissão Nacional de ética em Pesquisa (CONEP)
-
2000-2006 - Diretora da Faculdade de Enfermagem do Hospital Israelita Albert Einstein
-
2012-2013 - Vice-diretora da Escola Paulista de Enfermagem da UNIFESP
-
2013-2015 - Diretora da Escola Paulista de Enfermagem da UNIFESP
-
2016-2017 - Chefe do Departamento de Enfermagem na Saúde da Mulher da Escola Paulista de
-
Enfermagem da UNIFESP
-
2017 - Aposentou-se como Professora Titular da UNIFESP
Profa Dra Nilce Piva Adami
Profa Dra Nilce Piva Adami foi uma profissional que mudou a história da Revista Acta Paulista de Enfermagem. Dona de uma competência e dedicação indescritível, foi ela quem sempre esteve à frente dos processos de análise científica da Acta durante a década de 90. Profa Nilce foi uma das principais percursoras na continuidade da revista. Ela nos contava que em meados de 1994 à 1996, a revista passou por uma crise séria relacionada a sua veiculação e permanência no formato impresso. Inconformada com os rumos que a Acta tomaria na ocasião, a Profa Nilce foi a responsável por angariar resultados de publicação para manter a periodicidade e os estudos vinculados à Acta.
Desde a criação da Revista, Profa Nilce nunca se afastou da Acta! Sempre atenta aos movimentos editoriais, era ela quem fazia as correções científicas dos artigos, cuidada da entrega das edições impressas, ajudava os membros do Escritório Editorial nos processos de correção e ficou responsável em parceria com Docentes da época dos principais processos indexatórios da Acta.
Profa Nilce nos contava sobre o compromisso e a dedicação empregada para que a periodicidade da revista fosse mantida. Quando perguntávamos quais eram as maiores dificuldades na ocasião para se garantir a excelência no conteúdo técnico dos artigos, ela nos dizia que era a qualidade dos resumos. Quando contextualizamos as suas falas nos dias de hoje percebemos que o tempo nos conta uma história narrada e prevista pelo seu olhar atento e profissional nos rumos da editoração científica.
Nos anos 2000, Profa Nilce se manteve próxima das Diretorias que eram as responsáveis pela Acta. Na pós-graduação, ela buscava angariar bons trabalhos para publicá-los na Acta Paulista de Enfermagem. Incentivava graduandos e pós-graduandos para que se mantivessem atentos as diretrizes da época para submeter os seus achados científicos na revista. Profa Nilce contornava os anos iniciais de insegurança da Acta com o incentivo às novas gerações para que valorizassem a Acta Paulista de Enfermagem e contribuíssem com a publicação de artigos da prática profissional em enfermagem. Foi em 2012, já aposentada, que a Profa Nilce encerrou a sua trajetória na Acta Paulista de Enfermagem de maneira profissional, exitosa e certa de que o futuro era uma página em branco que estava pronto para ser escrito.
Impossível não refletirmos que a identidade editorial da Acta não está cercada da sua especialidade e maturidade profissional. É muito comum nas rotinas diárias lembrarmos da sua dedicação e de seu envolvimento com a revista. A Acta Paulista de Enfermagem, sem dúvida alguma, era uma de suas grandes paixões na Escola Paulista de Enfermagem. Sua preocupação com a revista sempre nos motivou a entregarmos um trabalho profícuo e gerador de resultados.
Se a essência da saudade pode ser traduzida não sabemos, mas temos em nossas mentes a certeza de que o tempo passou depressa demais e nos levou boas referências de quem nunca deixará os nossos corações e nos fará reviver inesquecíveis lembranças.
Trajetória acadêmica da Profa Nilce:
-
1991 - Livre docência – UNIFESP
-
1996 - Consultora ad hoc da CAPES e do CNPq
-
1997 - Concurso Prof Titular
-
200-2003 - Vice-Chefe do Departamento de Enfermagem
-
1992-2002 - Coordenadora do Programa de Doutorado em Enfermagem – UNIFESP
-
1998- 2001 - Chefe da Disciplina de Enfermagem de Saúde Pública e Adm. Aplicada a Enfermagem
Agradecimentos
Agradecemos ao Esp. Bruno Henrique Sena Ferreira pela contribuição intelectual e narração de fatos históricos na elaboração do editorial.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
19 Ago 2022 -
Data do Fascículo
2022