SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue30Gênese, evolução e universalidade dos direitos humanos frente à diversidade de culturas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos Avançados

Print version ISSN 0103-4014
On-line version ISSN 1806-9592

Estud. av. vol.11 no.30 São Paulo May/Aug. 1997

http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40141997000200002 

DOSSIÊ DIREITOS HUMANOS

 

 

 

 

A escolha dos temas de cada edição de ESTUDOS AVANÇADOS resulta da conjunção de alguns fatores, entre eles: trabalhos elaborados no IEA-USP, propostas e artigos que chegam à editoria e questões candentes que preocupam a sociedade. Há vários meses já havia se cristalizado entre nós a necessidade de um dossiê Direitos Humanos. Iniciando sua preparação, dispúnhamos de um excelente texto de abertura: a palestra feita em nosso Instituto pelo eminente jurista africano Etienne-Richard Mbaya. No quadro geral da violação dos direitos humanos no mundo, Mbaya ressalta o genocídio monstruoso que vem dizimando milhões e milhões de pessoas na África – diante do qual a humanidade civilizada lava as mãos como Pilatos.

Como então dar maior força à denúncia? O recurso que encontramos foram as fotografias de Sebastião Salgado. No dia 23 de março de 1996, o repórter fotográfico mais famoso do mundo participou, como nosso convidado especial, do lançamento do nº 26 de ESTUDOS AVANÇADOS (fotografia). Além de mostrar a uma multidão de estudantes e professores da usp sua indignação diante do assassinato de 19 trabalhadores rurais sem terra, ocorrido seis dias antes em Eldorado de Carajás, no Pará, Sebastião Salgado projetou cerca de 500 cromos do seu trabalho Fluxos de populações no mundo, que enfatiza o caso da África. No ocasião, ele comentou que prosseguiria documentando o massacre de populações africanas.

Por isso, fizemos um apelo a Sebastião Salgado, em Paris, para ilustrar o dossiê Direitos Humanos. A resposta aí está, com as fotografias que gentilmente nos cedeu.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License