SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31Causes of drop out from a physical exercise supervised program specific to older adultsChallenges in postural orientations for workers away from work with low back pain author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Fisioterapia em Movimento

On-line version ISSN 1980-5918

Abstract

SOUZA, Maria Fernanda da Silva et al. Efeitos da reabilitação virtual na cognição e qualidade de vida de pacientes com doença de Parkinson. Fisioter. mov. [online]. 2018, vol.31, e003112.  Epub Aug 27, 2018. ISSN 1980-5918.  https://doi.org/10.1590/1980-5918.031.ao12.

Introdução:

A doença de Parkinson provoca declínio progressivo das funções motoras e cognitivas, levando a uma diminuição da independência e da qualidade de vida das pessoas acometidas. O treinamento por meio de realidade virtual tem se mostrando eficaz, pois promove estímulos cognitivos e motores, o que pode ser benéfico para estes indivíduos, melhorando sua qualidade de vida.

Objetivo:

Analisar os efeitos da realidade virtual na cognição e qualidade de vida de pacientes com Doença de Parkinson.

Métodos:

Tratou-se de uma série de casos. Participaram deste estudo onze indivíduos com média de idade de 65 (9,6) anos classificados nos estádios 1 a 3 da Escala Hoehn e Yahr. Os indivíduos participaram de quatorze sessões com duração de uma hora, duas vezes por semana durante sete semanas no qual praticaram quatro jogos do Kinect Adventures!. Eles foram avaliados antes, imediatamente após a intervenção e 30 dias após a intervenção. A cognição foi avaliada por meio da Escala Cognitiva de Montreal (MoCA) e a qualidade de vida foi avaliada por meio do Questionário de Doença de Parkinson (PDQ-39).

Resultados:

Somente as atividades do PDQ-39 do domínio da vida diária demonstraram melhoria estatisticamente significante. Os escores da MoCA, em geral, permaneceram os mesmos.

Conclusão:

Embora o treinamento da realidade virtual tenha promovido melhoria nas atividades do PDQ-39 no domínio de vida diária, não foi efetivo nos outros domínios avaliados quanto à qualidade de vida e cognição.

Keywords : Doença de Parkinson; Terapia de Exposição à Realidade Virtual; Qualidade de Vida; Cognição.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )