SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue2Agreements and disagreements between children and adults in early childhood education: an analysis based on Martin BuberTeaching career and recognition of the significance of teaching: working conditions and professional development author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Pro-Posições

On-line version ISSN 1980-6248

Abstract

WEDEKIN, Luana Maribele  and  ZANELLA, Andrea Vieira. L. S. Vigotski e o ensino de arte: "A educação estética" (1926) e as escolas de arte na Rússia 1917-1930. Pro-Posições [online]. 2016, vol.27, n.2, pp.155-176. ISSN 1980-6248.  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2014-0124.

Problematizam-se, neste artigo, as relações entre "A educação estética" (1926), de Lev S. Vigotski, e o contexto de reestruturação da educação e do ensino das artes após a Revolução Russa de outubro de 1917. Trata-se de pesquisa bibliográfica que operou um diálogo entre Vigotski e os historiadores que estudaram as escolas de arte anteriores e posteriores à Revolução de 1917. Orientaram as análises as seguintes questões: as ideias de Vigotski sobre estética estavam em consonância com as práticas estabelecidas nessas novas instituições? Como essas ideias se relacionavam com as políticas para o ensino de arte no período? Constatou-se que "A educação estética" foi forjada na experiência prática de Vigotski em diálogo com a arte e a ciência de sua época, pautada em pensamento independente dos encaminhamentos oficiais, mas cuja qualidade das reflexões e dos princípios garante a atualidade e a potência da obra para pensar o ensino de arte hoje.

Keywords : Vigotski; educação estética; ensino de arte; arte russa.

        · abstract in English | Portuguese     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )