SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue2Blood ties: heredity and coproduction of social and natural orders in the 19th century“Positive” sociabilities network: youth narratives on HIV/Aids and their everyday tensions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Physis: Revista de Saúde Coletiva

On-line version ISSN 1809-4481

Abstract

SANTOS, Nereida Lúcia Palko dos; PEREIRA, Renata Meneses Magalhães; MOREIRA, Marlea Chagas  and  SILVA, Ana Lúcia Abrahão da. O cuidado à saúde de pessoas com albinismo: uma dimensão da produção da vida na diferença. Physis [online]. 2017, vol.27, n.2, pp.319-333. ISSN 1809-4481.  http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73312017000200008.

O cuidado à saúde das pessoas com albinismo perpassa a invisibilidade social do grupo populacional, o acesso à informação e aos serviços de saúde, a integralidade do cuidado e a multiplicidade na produção da vida. O objetivo do estudo é discutir o cuidado à saúde de pessoas com albinismo e familiares. Estudo descritivo com abordagem qualitativa, desenvolvido no Instituto Benjamin Constant (IBC). A coleta dos dados ocorreu entre abril e maio de 2012, utilizando a entrevista individual semiestruturada com dez participantes, pessoas com albinismo / familiares, sendo: dois alunos do IBC, seis mães, uma avó e uma ex-aluna usuária do serviço de oftalmologia. Destacamos na intersetorialidade, a relação da saúde com a educação e a seguridade social. Há carência de formulação e efetivação das políticas sociais, dispositivos normativos, como possibilidade de superação da invisibilidade social e da garantia do direito à saúde. A vida das pessoas com albinismo extravasa a deficiência e a diferença, e demanda a efetivação de dispositivos normativos, processos singulares e subjetivos para a produção do cuidado no cotidiano das práticas em saúde. Mais que saberes dados, exige escuta, relações horizontais e coprodutivas para o cuidado em saúde.

Keywords : albinismo; pessoas com deficiência; assistência à saúde..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )