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Paidéia (Ribeirão Preto)

Print version ISSN 0103-863X

Abstract

MAJOR, Sofia  and  SEABRA-SANTOS, Maria João. Validação Fatorial da Versão Portuguesa da Escala de Aptidões Sociais das Preschool and Kindergarten Behavior Scales. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2014, vol.24, n.58, pp.145-154. ISSN 0103-863X.  http://dx.doi.org/10.1590/1982-43272458201402.

A avaliação de aptidões sociais de crianças pré-escolares representa um tópico de relevância crescente em pesquisas desenvolvidas na área. O objetivo deste artigo é apresentar estudos de análise fatorial confirmatória da escala de Aptidões Sociais das Preschool and Kindergarten Behavior Scales – Second Edition (PKBS-2), uma escala de avaliação de aptidões sociais e problemas de comportamento adaptada e validada para a população pré-escolar portuguesa. Os 34 itens da escala de Aptidões Sociais, distribuídos por três subescalas (Cooperação/Ajustamento Social, Interação Social/Empatia e Independência Social/Assertividade), foram reagrupados em parcelas. O ajustamento do modelo foi analisado para a totalidade da amostra (N = 2000) e as análises replicadas para subamostras recolhidas em casa (n = 1000) e na escola (n = 1000). A estrutura fatorial revelou-se bastante estável nas três amostras, sobressaindo valores elevados de consistência interna e correlação entre parcelas/escalas. Os resultados reforçam a utilidade/validade da escala de Aptidões Sociais das PKBS-2 (versão portuguesa).

Keywords : escalas; habilidades sociais; análise factorial; pré-escolares.

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