SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue1Redefining the frontiers of the Post-colonial. The Romani Feminism in the XXIst Century author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Estudos Feministas

Print version ISSN 0104-026XOn-line version ISSN 1806-9584

Abstract

SOUSA, Renata Floriano de. Cultura do estupro: prática e incitação à violência sexual contra mulheres. Rev. Estud. Fem. [online]. 2017, vol.25, n.1, pp.9-29. ISSN 0104-026X.  http://dx.doi.org/10.1590/1806-9584.2017v25n1p9.

O objetivo desse artigo é propor, através de pesquisa teórica bibliográfica, uma reflexão sobre quais mecanismos sistêmicos e culturais promovem a cultura do estupro como, também, protegem o estuprador e anulam os direitos das vítimas. Em uma pesquisa focada na violência sexual contra a mulher, buscamos observar quais formas de violência simbólica resultam nesse tipo de violência. A ideia é desconstruir a imagem mítica tanto da vítima quanto do próprio estuprador como meio de revelar, para além do ideário popular, o que, de fato, é estupro. E uma vez elucidando o status do estuprador e da vítima, buscamos demonstrar como o estupro é, acima de tudo, uma das formas mais difundidas da violência de gênero.

Keywords : estupro; cultura do estupro; violência de gênero; vítima; estuprador.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )