SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue2How Teenagers Apprehend Science and the Scientist Profession?Queer in the First Person: Notes Towards a Localized Enunciation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Estudos Feministas

Print version ISSN 0104-026XOn-line version ISSN 1806-9584

Abstract

AMARAL, Marília Abrahão et al. Investigando questões de gênero em um curso da área de Computação. Rev. Estud. Fem. [online]. 2017, vol.25, n.2, pp.857-874. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584.2017v25n2p857.

É possível notar que, ainda hoje, a computação, por ser uma ciência considerada exigente e de difícil entendimento, é majoritariamente dominada por homens. Isto é reflexo da cultura que considera a mulher inapta para lidar com tarefas complexas. Além disso, é possível observar que o ingresso de minorias sociais em cursos da área, como as mulheres, está em declínio. Este artigo descreve uma pesquisa realizada para explorar questões de gênero em um curso de graduação na área de Computação. A pesquisa mapeou o trajeto de alunas do curso para investigar suas motivações, dificuldades, facilidades e expectativas quanto ao mesmo. Foram realizadas entrevistas e, posteriormente, uma análise qualitativa indicou a necessidade de ações que discutam as questões de gênero e incentivem a participação feminina na área de Computação.

Keywords : Gênero; Minorias sociais; Computação; Universidade.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )