SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue93Itineraries of schooling and underlying mediations: the experience of prouni’s beneficiariesMathematics teachers’ technological knowledge about interactive whiteboards according to public policies of lifelong training author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

OLIVEIRA, Ana Cristina Prado de  and  WALDHELM, Andrea Paula Souza. Liderança do diretor, clima escolar e desempenho dos alunos: qual a relação?. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2016, vol.24, n.93, pp.824-844. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362016000400003.

Utilizando-se dos dados da Prova Brasil-2013, o estudo, de natureza quantitativa, tem como proposta verificar a possível relação existente entre a liderança do diretor e o clima escolar (capturados pela percepção dos professores) com o desempenho dos alunos das escolas municipais e estaduais do Estado do Rio de Janeiro. Toma-se, como referencial teórico, os estudos sobre eficácia escolar, especialmente Sammons e Alves e Franco. O trabalho envolveu uma análise descritiva dos dados, a criação dos Índices Médios de Liderança e Colaboração Docente (IMLD e IMCE) e, por fim, uma regressão linear buscando relacionar os índices criados ao desempenho dos alunos do 5º ano, mensurado pela média em Matemática. Foi possível verificar que, quando controlado o nível socioeconômico dos alunos, fatores escolares como a liderança do diretor e o clima escolar podem impactar positivamente os resultados dos alunos.

Keywords : Gestão escolar; Liderança; Clima escolar; Eficácia da escola.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )