SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 special issue 1Assessment practices of two university professors: a study using observations and narratives built on class activitiesTeachers' training course assessment in the context of Distance Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

SILVA, Ana Maria Costa e  and  HERDEIRO, Rosalinda. Avaliação do desempenho docente: conflitos, incertezas e busca de sentido(s). Educ. rev. [online]. 2015, n.spe1, pp.137-156. ISSN 0104-4060.  http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.41522.

O texto que propomos parte de uma pesquisa longitudinal, realizada em Portugal entre 2008 e 2010, com professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. Procura evidenciar os conflitos e incertezas que a avaliação do desempenho docente tem produzido e a busca de sentido(s) para esta avaliação e para o 'ser professor/a'. A implementação de sistemas de avaliação do desempenho dos professores insere-se na procura de soluções para esta inquietação. Foi o que aconteceu em Portugal, em Janeiro de 2007, com a publicação em Diário da República do novo Estatuto da Carreira Docente e o Decreto que regulamentava a Avaliação do Desempenho Docente. As tensões emergiram entre docentes e Ministério da Educação, agudizaram-se com a tomada de consciência da problemática da avaliação do desempenho dos docentes com impacto na carreira profissional e provocaram incertezas e desmotivação face ao sentido do trabalho docente com impacto na identidade profissional dos professores.

Keywords : avaliação; desempenho docente; identidade(s).

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )