Acessibilidade / Reportar erro

Combates pela educação operária: aspectos da reação católica à criação de Escolas Modernas no Brasil (1900-1920)1 1 As reflexões aqui apresentadas fazem parte de um projeto mais amplo de investigação intitulado Entre a fé e a razão: disputas de católicos e anarquistas pela educação operária (Espanha, Brasil e Argentina - 1891 a 1920), desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação/Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), contando com financiamento do Edital Universal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Combats on workers' education: aspects of the Catholic reaction against the creation of Modern Schools in Brazil (1900-1920)

Resumo

As propostas pedagógicas e os dados biográficos de Francisco Ferrer y Guardia já foram bastante estudadas no contexto acadêmico brasileiro. No entanto, ainda carecem de maior investigação os argumentos e as estratégias utilizados pelos grupos opositores às suas concepções educacionais, especialmente os provenientes de membros da Igreja. Este artigo objetiva analisar alguns aspectos da reação católica à criação de Escolas Modernas no país nas primeiras décadas do século XX. Tal discussão embasa-se empiricamente em um encarte especial da Revista Vozes de Petrópolis, publicado em 1913. Pretende-se ampliar a compreensão dos embates em torno da educação operária no período inicial da República, refletindo especialmente sobre as estratégias argumentativas de religiosos que se propõem a combater a difusão da educação racionalista entre os trabalhadores.

Palavras-chave:
educação operária; Escola Moderna; católicos; anarquistas

Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br