Acessibilidade / Reportar erro

Contexto familiar e cumprimento da condicionalidade de frequência escolar no Programa Bolsa Família no Ceará * * Pesquisa financiada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação em parceria com a Iniciativa Educação, Pobreza e Desigualdade Social - Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão/Ministério da Educação (Secadi/MEC).

Family context and fulfillment of school attendance condition in the Bolsa Família Program in Ceará

RESUMO

O objetivo desta pesquisa é identificar quais características das famílias dos beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF) exercem influência significativa sobre a probabilidade de a condicionalidade de frequência escolar ser cumprida ou não. Um banco de dados apropriado para análise quantitativa foi preparado a partir dos dados de 341 entrevistas semiestruturadas realizadas no estado do Ceará em 2016. Nossos resultados indicam que o cumprimento ou não da condicionalidade depende, principalmente, do engajamento das mães dos beneficiários nas atividades escolares dos filhos; o que, por sua vez, depende da escolaridade das mães e de seu interesse pelos estudos dos filhos.

Palavras-chave:
Programa Bolsa Família; Engajamento materno; Condicionalidade; Frequência escolar.

Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br