SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Routing flexibility using state space representation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Gestão & Produção

Print version ISSN 0104-530XOn-line version ISSN 1806-9649

Abstract

RODRIGUES, Claudia Heloisa Ribeiro  and  SANTOS, Fernando César Almada. Empowerment: estudo de casos em empresas manufatureiras. Gest. Prod. [online]. 2004, vol.11, n.2, pp.263-274. ISSN 0104-530X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2004000200012.

O objetivo deste artigo é analisar o desenvolvimento do empowerment em duas empresas manufatureiras. Empowerment é uma abordagem de projeto de trabalho que objetiva a delegação de poder de decisão, autonomia e participação dos funcionários na administração das empresas. Analisa-se o desenvolvimento do empowerment por meio dos estágios evolutivos das áreas de gestão, das configurações organizacionais, das estratégias competitivas, da gestão de recursos humanos e da qualidade. Apresenta-se um estudo de casos em duas empresas manufatureiras do interior de São Paulo, a fim de se analisar o grau de participação dos funcionários de acordo com o estágio evolutivo de suas áreas de gestão. Nas conclusões, discutem-se os fatores favoráveis, as particularidades e limitações do empowerment com base nos estudos de casos.

Keywords : empowerment; estágios evolutivos das áreas de gestão; gestão de recursos humanos; gestão da qualidade; estratégia empresarial.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License