SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42Musculoskeletal disorders in distal upper extremities among women and men: results of a study in the industry sector author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Saúde Ocupacional

Print version ISSN 0303-7657On-line version ISSN 2317-6369

Abstract

SILVA, Iracema Viterbo; AQUINO, Estela M. L. de  and  PINTO, Isabela Cardoso de Matos. Características psicométricas do Negative Acts Questionnaire para detecção do assédio moral no trabalho: estudo avaliativo do instrumento com uma amostra de servidores estaduais da saúde. Rev. bras. saúde ocup. [online]. 2017, vol.42, e2.  Epub Mar 13, 2017. ISSN 0303-7657.  http://dx.doi.org/10.1590/2317-6369000128715.

Objetivo:

avaliar as propriedades psicométricas do Negative Acts Questionnaire - Revised (NAQ-R), instrumento para detecção do assédio moral, e investigar a correlação entre as dimensões do assédio moral e as variáveis satisfação no trabalho e saúde autorreferida de acordo com o sexo.

Métodos:

estudo transversal com análise fatorial de uma amostra de 677 servidores estaduais da saúde. Os dados foram coletados por entrevista individual com o auxílio de um questionário contendo as características sociodemográficas e ocupacionais, além das 22 questões do NAQ-R.

Resultados:

duas dimensões, ou variáveis latentes, foram identificadas: assédio moral pessoal e assédio moral relacionado ao trabalho. A dimensão assédio moral relacionado ao trabalho esteve correlacionada, entre os homens, com saúde autorreferida (rho=0,33; p=0,02). A mesma situação com o assédio moral pessoal, que apresentou correlação com saúde autorreferida entre os homens (rho=0,39; p<0,01) e satisfação no trabalho (rho=0,28; p=0,05). Entre as mulheres, a única dimensão encontrada compatível com assédio moral pessoal correlacionou-se com satisfação no trabalho (rho=0,37; p<0,01) e saúde autorreferida (rho=0,19; p<0,01).

Conclusão:

o NAQ-R possui um desempenho aceitável para detectar o assédio moral no trabalho, demonstrando habilidade em identificar os atos negativos que caracterizam esse tipo de abuso.

Keywords : assédio moral; violência no trabalho; coleta de dados; inquéritos e questionários..

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )