SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42Criteria for reaching decisions on the definition of occupational medical exams in critical activities: model proposition and examples of application for working at heightWorking class experience and science in the struggle for health and social emancipation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Saúde Ocupacional

Print version ISSN 0303-7657On-line version ISSN 2317-6369

Abstract

LACAZ, Francisco Antonio de Castro; PORTO, Marcelo Firpo de Sousa  and  PINHEIRO, Tarcísio Márcio Magalhães. Tragédias brasileiras contemporâneas: o caso do rompimento da barragem de rejeitos de Fundão/Samarco. Rev. bras. saúde ocup. [online]. 2017, vol.42, e9.  Epub July 26, 2017. ISSN 0303-7657.  http://dx.doi.org/10.1590/2317-6369000016016.

Introdução:

o rompimento da barragem de rejeitos de Fundão, da empresa Samarco, ocorrido em 2015, em Minas Gerais, é considerado uma das grandes e graves tragédias socioambientais do Brasil.

Objetivo:

discutir o episódio do rompimento da barragem, seus danos e repercussões sobre os trabalhadores e a população atingida, assim como o papel do Estado na defesa dos interesses dessas populações.

Método:

ensaio baseado em relatórios elaborados por órgãos oficiais, grupos acadêmicos e movimentos sociais e em notícias veiculadas pela imprensa.

Discussão:

os documentos indicam incapacidade do Estado para exercer seu papel como agente controlador e fiscalizador de maneira efetiva e revelam a vulnerabilidade da população atingida, esmagada por um modelo de desenvolvimento que fragiliza a organização coletiva, a representatividade social e a capacidade política de fazer valer seus direitos. As apurações sobre as responsabilidades, as ações de indenização e as medidas de recuperação dos danos socioambientais, ocupacionais e sanitários poderão não atender de forma justa e satisfatória os interesses coletivos dos trabalhadores e seus familiares, assim como de toda a população atingida, apontando para a necessidade de um amplo processo de mobilização social para recuperar a dignidade e os direitos violados por essa grave tragédia.

Keywords : desastre ambiental, sanitário, ocupacional; megamineração; determinação social da saúde; Estado patrimonialista.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )