SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 issue374Microstructure and Weibull distribution of rupture strength of clay-talc ceramicsAnalytical method for determining the saturation point of superplasticizers in cement pastes using the Marsh cone author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cerâmica

Print version ISSN 0366-6913On-line version ISSN 1678-4553

Abstract

ADAMS, L. A.; ESSIEN, E. R.  and  KAUFMANN, E. E.. Avaliação mecânica e de bioatividade do compósito wollastonita/PVA sintetizado a partir de argila bentonítica. Cerâmica [online]. 2019, vol.65, n.374, pp.246-251.  Epub June 06, 2019. ISSN 0366-6913.  http://dx.doi.org/10.1590/0366-69132019653742584.

Os compósitos de vidro/polímero podem imitar a estrutura natural do osso possuindo uma configuração fibra-matriz que proporciona propriedades físicas e biológicas apropriadas. As cerâmicas de wollastonita são conhecidas por suas bioatividade e biocompatibilidade promissoras quando aplicadas na regeneração óssea. O álcool polivinílico (PVA) tem várias propriedades atrativas, incluindo biocompatibilidade e degradabilidade, que podem ser exploradas como uma matriz polimérica em compósitos para aplicações biomédicas. Por conseguinte, é desejável um método de custo eficaz para a preparação de compósitos de wollastonita/PVA, partindo de argila bentonítica como fonte de sílica para o vidro, em vez de alcoxissilanos tradicionais. O compósito preparado foi caracterizado por ensaios mecânicos, microscopia eletrônica de varredura, difratometria de raios X e espectroscopia no infravermelho com transformada de Fourier para avaliar a resistência à compressão, morfologia, composição de fases e bioatividade, respectivamente. Os resultados obtidos revelaram para o compósito uma resistência à compressão de 0,3 MPa, capacidade de induzir apatita em sua superfície quando imersa em fluido corporal simulado por 7 dias e degradação controlada desejável. Portanto, este método pode ser ampliado comercialmente para a preparação de compósito de wollastonita/PVA para possível uso na regeneração óssea.

Keywords : wollastonita; argila bentonítica; álcool polivinílico; bioatividade; apatita.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )