SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue46Management and school autonomy: a comparative study Brazil/PortugalA review of scientific literature in environmental education from 2001 to 2009 (ANPEd, ANPPAS and EPEA) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

CARVALHO, Marília Pinto de. O conceito de gênero: uma leitura com basenos trabalhos do GT Sociologia da Educação da ANPEd (1999-2009). Rev. Bras. Educ. [online]. 2011, vol.16, n.46, pp.99-117. ISSN 1413-2478.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782011000100006.

Este artigo resulta de trabalho encomendado pelo GT de Sociologia da Educação, com o objetivo de impulsionar o debate teórico sobre o conceito de gênero no âmbito do grupo. Diante da impossibilidade de fazer uma discussão abrangente de todas as vertentes e polêmicas que envolvem o conceito, decidiu-se enfocá-lo a partir dos autores mais frequentemente utilizados nos trabalhos apresentados no GT nos últimos dez anos: Scott, Bourdieu e Connell. Acredita-se que as questões aqui levantadas refletem algumas das tensões e problemáticas candentes nos estudos feministas, podendo contribuir para que pesquisadores e pesquisadoras da educação, mesmo não se tornando especialistas, considerem também as determinações de gênero em seus estudos específicos.

Keywords : sexo; gênero; dominação masculina; masculinidades.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License