SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23OF THE GOVERNMENT OF MEN... AND SOULSSPECIALIZED EDUCATIONAL ASSISTANCE: PLANNING AND USE OF PEDAGOGICAL RESOURCES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

OLIVEIRA, ANA CRISTINA PRADO DE  and  CARVALHO, CYNTHIA PAES DE. Gestão escolar, liderança do diretor e resultados educacionais no Brasil. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230015.  Epub Mar 05, 2018. ISSN 1413-2478.  http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782018230015.

Este estudo ressalta a relação entre um fator intraescolar - a liderança do diretor (percebida pelos professores da escola) - e um fator extraescolar - as políticas de provimento do cargo de direção da escola - com os resultados acadêmicos dos alunos. Utilizando-se dos dados das edições de 2007, 2009 e 2011 da Prova Brasil, o estudo, de natureza quantitativa, inicialmente descreve o perfil dos diretores das escolas avaliadas somente no 5º ano do ensino fundamental. O trabalho envolveu a criação do índice de liderança do diretor por meio da análise fatorial e da variável indicativa do provimento de cargo do diretor. Por fim, desenvolveu-se uma regressão linear buscando relacionar essas variáveis ao desempenho dos alunos do 5º ano (proficiência média em matemática na Prova Brasil). Foi possível verificar que, quando controlado o nível socioeconômico dos alunos, os fatores intraescolar e extraescolar analisados possuem associações estatisticamente significativas com os resultados dos alunos do 5º ano.

Keywords : gestão escolar; liderança; direção; Prova Brasil.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )