SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue3Reflections about the relationships among drug addiction, adolescence and family: a bibliographic reviewWork and health conditions of urban public bus drivers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicologia (Natal)

Print version ISSN 1413-294X

Abstract

SCHELINI, Patrícia Waltz. Teoria das inteligências fluida e cristalizada: início e evolução. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2006, vol.11, n.3, pp. 323-332. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2006000300010.

O objetivo deste estudo é apresentar a evolução da teoria das inteligências fluida e cristalizada. Assim, discute-se como a concepção de dois fatores gerais, denominados Inteligência Fluida e Cristalizada, ou Gf-Gc, foi capaz de conciliar modelos de compreensão da inteligência, como os desenvolvidos por Spearman, Thorndike e Thurstone. A princípio uma representação dicotômica da inteligência, o modelo Gf-Gc sofreu modificações desde a década de 1960, sendo sua versão mais recente conhecida como teoria das capacidades cognitivas de Cattell-Horn-Carroll. Conclui-se que a disseminação desta teoria permitirá que a inteligência seja representada, não por meio de uma capacidade única e estática, mas por múltiplas formas e passíveis de estimulação.

Keywords : inteligência fluida; inteligência cristalizada; modelo cattell-horn-carroll.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese