SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 special issueBRevê: an objective approach to calculate emission rates for the Brazilian vehicle fleet characteristicsPollutant dispersion at the structural axes in Curitiba (PR), Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Engenharia Sanitaria e Ambiental

Print version ISSN 1413-4152On-line version ISSN 1809-4457

Abstract

BACILA, Danniele Miranda; FISCHER, Klaus  and  KOLICHESKI, Mônica Beatriz. Estudo sobre reciclagem de lâmpadas fluorescentes. Eng. Sanit. Ambient. [online]. 2014, vol.19, n.spe, pp.21-30. ISSN 1809-4457.  https://doi.org/10.1590/S1413-41522014019010000442.

Lâmpadas fluorescentes (LF) contêm mercúrio em sua composição, um metal pesado que pode causar danos à saúde e ao meio ambiente. As LF são amplamente consumidas no Brasil, porém o descarte correto de LF usadas não é amplamente divulgado e os índices de reciclagem são baixos. O objetivo deste estudo foi demonstrar a relevância do descarte adequado, avaliar as tecnologias de reciclagem e a destinação dos materiais, por meio de estudo comparativo entre Brasil e Alemanha. Através de visitas a recicladoras e análise das tecnologias adotadas nos dois países, foi verificado que no Brasil o vidro é destinado à indústria de cerâmica, enquanto que na Alemanha é destinado à fabricação de tubos para LF. Além disso, foi observado que o mercúrio apresenta diversas possibilidades de uso. Um ponto a ser explorado nos dois países, e de grande potencial para reciclagem, é a recuperação de terras raras do pó fosfórico presente nas LF. Tanto Brasil como Alemanha possuem oportunidades de melhoria na logística reversa de LF, por meio da qual se torna possível elevar os índices de reciclagem e reduzir os impactos ambientais causados pelo descarte inadequado de LF usadas.

Keywords : lâmpadas fluorescentes; mercúrio; reciclagem; logística reversa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )