SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Profile of Brazilian scientific publications on the subject of hospital shooling author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Rev. bras. educ. espec. vol.17 no.2 Marília May/Aug. 2011

http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382011000200012 

Uso de recursos na Educação Especial: da concepção à prática

 

 

Michele Oliveira da SilvaI

IPedagoga, Mestre e Doutoranda em Educação pela UNESP (Campus de Marília). Bolsista CNPq contato: michelepedagogia@yahoo.com.br

MANZINI, Eduardo José; FUJISAWA, Dirce Shizuko (Org.). Jogos e Recursos para Comunicação e Ensino na Educação Especial. Marília: ABPEE, 2010.

 

 

Na área da Educação Especial, o uso de recursos, jogos e brincadeiras auxiliam profi ssionais no desenvolvimento do aluno com defi ciência nas diversas áreas, como na comunicação, interação, desenvolvimento motor e cognitivo. Ademais, o uso de recursos adaptados e da Tecnologia Assistiva garante o acesso aos materiais pedagógicos e favorece ao aluno um melhor desempenho acadêmico.

Para atender essa temática foi lançado, em 2010, o livro Jogos e Recursos para Comunicação e Ensino na Educação Especial, que reúne capítulos escritos por autores com diferentes formações acadêmicas da área da saúde e da educação. Essa característica diversifi cada de profi ssionais garante que o assunto seja abordado em diferentes contextos dentro da Educação Especial, ao mesmo tempo, em que, não restringe a leitura a uma determinada formação.

Os sete capítulos que compõem o livro foram divididos em duas partes. A primeira, intitulada de As concepções subjacentes aos jogos, brincadeiras e recursos para o ensino e para a comunicação relaciona concepção, prática e formação profi ssional. Os capítulos enfatizam como a concepção sobre os jogos, brincadeiras e recursos, direciona a atuação dos profi ssionais no atendimento de alunos com deficiência.

A segunda parte do livro, Experiências práticas com jogos e recurso, reúne capítulos com experiências práticas envolvendo a utilização de recursos. Para o profi ssional que queira utilizá-los em sua área de atuação, há descrição das experiências e a disponibilização de fotos dos materiais que compõem o kit para avaliação pedagógica de alunos com baixa visão e dos recursos pedagógicos adaptados para o ensino de alunos com paralisia cerebral.

Na área da Tecnologia Assistiva, o livro disponibiliza duas experiências com o uso de softwares. A primeira, com o uso do software HoloS (disponível gratuitamente) como recurso pedagógico na Educação Inclusiva e na intervenção 356 Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v.17, n.2, p.355-356, Mai.-Ago., 2011 em comunicação, e a segunda, com o uso do PowerPoint para auxiliar a comunicação suplementar e alternativa.

A maneira como os artigos foram disponibilizados abrangem de maneira completa a temática proposta, já que o livro aborda desde a concepção de profi ssionais sobre jogos e recursos até a sua utilização efetiva na área da Educação Especial.