SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Stories of Deaf Leaders Lives: a Study of Their Careers in Social MovementsPhysical Education: Disabled Students' Perceptions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

JOAQUIM, Érica Roberta  and  DANTAS, Luiz Eduardo Pinto Basto Tourinho. Ensino de Futsal para Pessoas com Deficiência Intelectual1. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2016, vol.22, n.1, pp.93-110. ISSN 1413-6538.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382216000100008.

este estudo teve como objetivo verificar os efeitos de um programa de ensino de Futsal para jovens e adultos com DI, centrado nas perspectivas táticas de ensino de jogos esportivos e coletivos (JEC), no desempenho das ações de jogo. A amostra foi composta por 11 alunos com DI, com idade entre 18 e 40 anos. Foram realizadas 30 intervenções, sendo ministradas duas aulas por semana com duração de 1h20min cada. Para análise dos dados foram realizadas filmagens de jogos formais com duração de oito minutos cada, antes e após o programa de intervenção, observando o número de execução das seguintes ações de jogo: progressão e/ou drible, passe, finalização, opção de passe, marcação atrás da bola, marcação individual, marcação atrasada - consideradas ações positivas - e finalização rifada, passe rifado, não atacar e não marcar - consideradas ações negativas. Como resultado, pode-se verificar que 9 alunos apresentaram maior número de ações ao término do programa, assim como aumento no número das ações positivas, enquanto apenas 2 alunos apresentaram frequência das ações de jogo semelhantes antes e após as intervenções. Como conclusão, acredita-se que um programa contextualizado nos JEC de invasão, sistematizado com base em um modelo de jogo que atenda as demandas dos alunos, abordando os conteúdos a partir das perspectivas táticas de ensino dos JEC, pode constituir um cenário bastante interessante para essa população.

Keywords : Educação Especial; Deficiência Intelectual; Educação Física; Esporte para Deficientes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )