SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3Evaluation of the mechanical properties of plaster bandages used for orthosis manufacture, marketed by three different manufacturersSciatic functional index smashing injuries of rats' sciatic nerves. Evaluation of method reproducibility among examiners author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Ortopédica Brasileira

Print version ISSN 1413-7852

Abstract

MEIRELLES, Lia Miyamoto et al. Avaliação do questionário de Boston aplicado no pós-operatório tardio da síndrome do tunel do carpo operados pela técnica de retinaculótomo de paine por via palmar. Acta ortop. bras. [online]. 2006, vol.14, n.3, pp. 126-132. ISSN 1413-7852.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-78522006000300002.

Entre os anos de 1995 e 1998, foram realizadas 112 cirurgias para tratamento da Síndrome do Túnel do Carpo (STC) pela técnica de incisão palmar e utilização do retináculo de Paine. Com o objetivo de avaliar os resultados em longo prazo, os pacientes foram convocados. Houve o retorno de 44 pacientes. Deste total, três pacientes, por terem doenças associadas, foram excluídos, resultando, um total de 53 mãos analisadas. Apresentaremos os resultados da avaliação subjetiva, obtidos através da aplicação de um teste de auto-avaliação chamado de questionário de Boston. Este questionário consiste em perguntas que avaliam a gravidade dos sintomas e o estado funcional no momento da aplicação do mesmo. Através da aplicação do referido questionário encontramos um escore de 1,41 ± 0,57 para gravidade dos sintomas e 1,59 ± 0,93 para o estado funcional. Como este questionário não foi aplicado no pré-operatório deste grupo de pacientes analisados, comparou-se a pontuação obtida com as encontradas na literatura pertinente. Os resultados obtidos demonstraram que as pontuações pós-operatórias são similares àquelas existentes na literatura, mesmo sendo referidas a tempos diferentes de seguimento pós-operatórios, concluindo que havendo uma melhora dos sintomas, o questionário de Boston é sensível a esta mudança clínica.

Keywords : Questionários; Síndrome do túnel do carpo; Avaliação da deficiência.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese