SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue7The challenges of nanotechnology for the sanitary vigilance of medicationSeroprevalence and factors associated with human immunodeficiency virus (HIV) and syphilis in inmates in the state of Pernambuco, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

MAGALHAES, Rosana. Implementação de programas multiestratégicos: uma proposta de matriz avaliativa. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2014, vol.19, n.7, pp.2115-2123. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232014197.08482013.

Os programas que buscam alcançar mudanças abrangentes envolvem a articulação entre diferentes políticas públicas, a compreensão da diversidade de demandas sociais em cada contexto e a valorização da dinâmica participativa. Frente à complexidade destas experiências é importante revisar as perspectivas avaliativas tradicionais e discutir alternativas. A partir do referencial analítico da chamada avaliação baseada na teoria (theory driven evaluation), cujo foco central é a análise da validade das concepções que ligam processos e resultados, e em um estudo de caso exploratório de caráter qualitativo do programa federal de transferência de renda Bolsa Família, o artigo apresenta como principal resultado uma proposta de matriz metodológica. O instrumento pode apoiar a avaliação da implementação de intervenções voltadas à promoção da saúde, segurança alimentar e redução da pobreza.

Keywords : Avaliação; Implementação; Metodologia; Promoção da saúde; Políticas públicas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )