SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1The Baby Development and its Complex Relations with the Social Determinants of HealthSimilarities and Differences of Children/Caregivers at Traning-Clinic of Psychology and Psychiatry author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psico-USF

On-line version ISSN 2175-3563

Abstract

MIRANDA, Monica Carolina et al. Neupsilin-Inf em um Modelo de Avaliação Neuropsicológica Breve para Centros de Saúde. Psico-USF [online]. 2018, vol.23, n.1, pp.95-108. ISSN 2175-3563.  http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712018230109.

Este estudo teve como objetivo analisar o uso do NEUPSILIN-Inf num modelo de avaliação neuropsicológica breve em crianças atendidas em um serviço assistencial. As etapas seguidas no modelo de avaliação neuropsicológica breve são: sala de espera, grupo de crianças e avaliação neuropsicológica individual. A análise da aplicabilidade do NEUPSILIN-Inf na detecção de déficits cognitivos foi realizada comparando o desempenho de 171 crianças com possíveis transtornos do neurodesenvolvimento a 358 crianças da amostra de normatização, tendo a média marginal do escore ajustado pela idade. Em todas as tarefas do NEUPSILIN-Inf, o grupo clínico mostrou desempenho inferior. O conjunto de dados do modelo de avaliação pode gerar hipóteses diagnósticas, como deficiência intelectual, possíveis quadros de transtornos da aprendizagem ou específicos de linguagem. Frente à alta escassez de atendimento público para crianças com possíveis transtornos do neurodesenvolvimento, este pode ser um modelo economicamente eficiente para centros de saúde em diversas regiões do Brasil.

Keywords : avaliação breve; neuropsicologia; desenvolvimento; cognição; saúde pública.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )