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Perspectivas em Ciência da Informação

On-line version ISSN 1981-5344

Perspect. ciênc. inf. vol.15 no.1 Belo Horizonte Apr. 2010

http://dx.doi.org/10.1590/S1413-99362010000100017 

TESES E DISSERTAÇÕES

 

Informação, conhecimento e transdisciplinaridade: mudanças na ciência, na universidade e na comunicação científica

 

 

Andalécio, Aleixina Maria Lopes. Informação, conhecimento e transdisciplinaridade: mudanças na ciência, na universidade e na comunicação científica. 2009. 277f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.

Apresentam-se discussões e resultados de uma pesquisa de doutorado, cuja proble-mática situa-se nas questões colocadas pelas novas formas de produção e organização do conhecimento, orientadas pelos discursos e pelas práticas de transdisciplinaridade. Essa última é entendida, no contexto da universidade, como esforço de superar a fragmentação do conhecimento em disciplinas e a excessiva especialização, diante da realidade complexa do mundo atual, de caráter relacional e interconectado. Para orientar as perguntas da pes-quisa, parte-se do pressuposto de que existe uma distância de caráter episte-mológico, práti-co, social e político entre o discurso e a prática da transdisciplina-ridade. O estudo apóia-se em três eixos teóricos, de modo a alcançar compre-ensão interpretativa a respeito das ten-sões teoria-prática da transdisciplinaridade: a) o conheci-mento e a informação; b) a transdis-ciplinaridade; c) a universidade. O terreno empírico é representado pela análise de dois grandes projetos institu-cionais transdisciplinares implantados na Universidade Federal de Minas Gerais, no final dos anos de 1990, o Instituto de Estudos Avançados Transdiscipli-nares - IEAT e o Projeto Manuelzão. Na metodologia, empregou-se a técnica de entre-vistas em profundidade, cuja análise foi norteada pela Teoria Fundamentada (Grounded Theory). Os resultados indicam que o discurso da trans-disciplinaridade se instaurou forte-mente, mas a prática transdisci-plinar ainda enfrenta dificul-dades. No entan-to, parece haver um consenso de que a transdisci-plina-ridade se apresenta como alternativa apropriada para a abordagem de problemas complexos, que exigem um enfo-que diferente que o da ciência tradicional.

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