SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue49Macropolitical and micropolitical movements in undergraduate teaching in nursingHealthcare training with experience in the National Health System: students’ perceptions regarding the dentistry course at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Interface - Comunicação, Saúde, Educação

On-line version ISSN 1807-5762

Abstract

BISPO, Emanuella Pinheiro de Farias; TAVARES, Carlos Henrique Falcão  and  TOMAZ, Jerzuí Mendes Tôrrez. Interdisciplinaridade no ensino em saúde: o olhar do preceptor na Saúde da Família. Interface (Botucatu) [online]. 2014, vol.18, n.49, pp.337-350.  Epub Mar 10, 2014. ISSN 1807-5762.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622013.0158.

Indícios de inadequação na atuação dos preceptores da Estratégia da Saúde da Família (ESF) no que concerne à interdisciplinaridade, levaram à proposta de analisar como esses profissionais estão atuando. Trata-se de estudo descritivo de abordagem qualitativa, desenvolvida no II Distrito Sanitário de Maceió-AL, Brasil, com um universo de nove sujeitos. Utilizou-se a “entrevista aberta ou em profundidade”, sob a perspectiva da análise de conteúdo . Após análise, as unidades de registro foram: atividades que desenvolve no dia a dia de trabalho na ESF; vivência na prática diária profissional; significado de interdisciplinaridade; formação acadêmica/profissional no que se refere à prática interdisciplinar; benefícios das práticas interdisciplinares no processo ensino-aprendizagem dos alunos. Os dados apontam para a necessidade de Educação Permanente em Saúde como estratégia potente para o aperfeiçoamento da prática interdisciplinar.

Keywords : Educação em Saúde; Preceptor; Interdisciplinaridade; Estratégia da Saúde da Família.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )